quarta-feira, 1 de julho de 2009

Conceitos sobre o tema:

O ponto de partida para se entender o Assédio Moral é conhecer o seu principal iniciador, a humilhação. O Assédio Moral surge quando há atos humilhantes repetitivos, de alto grau de intensidade, e que têm intenção de ferir a moral do próximo.
Ocorre, quase em sua totalidade, de graus hierárquicos superiores para inferiores, principalmente pela comum subordinação existente nessa relação.
O site assediomoral.org traz conceituações bem minuciosas, que ratificam e complementam o exposto. Como conceito geral, o site diz que o Assédio Moral:

“É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário